3 campanhas de cross-media que irão inspirá-lo!

por fev 3, 2020

Já explicamos aqui no blog que uma campanha de cross-media é uma ação que utiliza estrategicamente diversos meios de comunicação para contar uma história ou levar uma mensagem ao seu público. Como dissemos, os meios devem ser usados de forma complementar, sendo que o anúncio de um canal deve estimular o acesso a outro e assim por diante. Por isso, esta é uma forma de ampliar o alcance da campanha e engajar o público numa busca divertida e repleta de interação.

Para te ajudar a entender um pouco mais do incrível mundo de possibilidades do cross-media separamos neste post três cases de sucesso. Veja e inspire-se!

1: Nutella 

3-campanhas-de-cross-media-que-irao-inspira-loUm case cross-media de sucesso foi a campanha realizada pela Ferrero para divulgar um de seus produtos, a Nutella. A campanha oferecia ao público a possibilidade de customizar e receber um rótulo para o pote de Nutella com seu nome.

Para divulgar a ação, a marca investiu em vários meios de comunicação (TV, rádio e mídias digitais internacionais) convidando as pessoas a curtirem sua Fan Page no Facebook. Na página, o usuário teria que acessar o aplicativo da campanha, se cadastrar fornecendo seus dados, aceitar todos os termos e condições estipuladas, escolher um nome para o rótulo personalizado e compartilhá-lo em seu feed. Com os dados colhidos, a empresa enviava os rótulos para o novo fã em até duas semanas.

Inicialmente, a Ferrero disponibilizou 1000 impressos por semana. Porém, o sucesso da campanha foi tanto que, nas primeiras duas horas após seu lançamento, as etiquetas se esgotaram, o que levou a empresa a liberar 1000 rótulos por dia.

2: Prudence

3-campanhas-de-cross-media-que-irao-inspira-lo-1A marca de preservativos Prudence foi outra que investiu nas redes sociais para trazer público para seu estande na Feira Florianópolis 2012 e divulgar sua edição comemorativa de 21 anos. Para isso, ela unificou a identidade de seu site, Fan Page e página do Twitter convidando os internautas a participarem de seu estande na Feira, local onde eles escreveriam uma cantada criativa e tirariam uma foto ao lado da frase.

Esta foto deveria ser publicada no Instagram com a hashtag #useprudence. A empresa premiou os autores das 15 cantadas/fotos mais criativas com um “Kit Prudence”, composto por produtos exclusivos, além dos itens da edição comemorativa. Uma forma criativa e eficiente de integrar diversas mídias digitais à uma ação de marketing presencial, não é mesmo?

3: Devassa

3-campanhas-de-cross-media-que-irao-inspira-lo-2Outro case de cross-media muito interessante foi a campanha da cerveja Devassa, a “Devassa Bem Loura”, que contou com Paris Hilton como garota propaganda. Inicialmente, um teaser foi veiculado na televisão mostrando uma mulher loira misteriosa, que não deixava a mostra o rosto da cebridade. Ele convidava o público a acessar o site da Devassa, onde os visitantes se deparavam com a imagem de uma fechadura e uma mensagem chamando a todos para postar tweets com a hashtag #bemmisteriosa.

A cada novo tweet a imagem era um pouco mais revelada, até que a celebridade fosse totalmente descoberta. Até mesmo nas rádios, o jingle da campanha incentivava os acessos ao site.

No dia em que a loira misteriosa foi totalmente revelada, a Devassa veiculou uma propaganda na TV com Paris Hilton no Brasil, além de divulgar na mídia impressa e nas rádios novas ações comerciais com o lema: “ela chegou, bem na hora, bem loura”. Outro ótimo exemplo de cross-media envolvendo canais on e off-line!

E você , já aplica campanhas cross-media para a sua marca? Conte para a gente a sua experiência e os resultados alcançados!
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Photo by Camila Melim on Unsplash.

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