Campanhas cross-media: o que são e como acontecem?

por fev 29, 20202 Comentários

crossmediaVocê já deve ter ouvido por aí que uma campanha de publicidade é cross-media. É um termo muito usado nos dias de hoje e uma forte tendência de comunicação para os próximos anos. Mas o que é exatamente uma campanha deste tipo? Como ela é planejada e como ela acontece? Será que ela é uma boa estratégia para a comunicação de sua empresa? Para esclarecer todas estas dúvidas, acompanhe o nosso post de hoje!

O que é Cross-media?

O termo cross-media significa, literalmente, cruzamento de mídias. Então, quando falamos que uma campanha é cross-media, estamos querendo dizer que ela usa diversos canais de comunicação, como a televisão, o rádio, o mobile, ações promocionais e internet, dentre outros, para contar uma história ou passar uma mensagem.

Mas não é só porque uma campanha utiliza diversos meios que ela se torna cross-media. Para ser uma comunicação deste tipo, a estratégia deve integrar os diversos meios de comunicação para contar uma mesma história. Os meios de comunicação devem ser complementares uns aos outros e construir uma mensagem, não apenas comunicar as mesmas coisas. Em outras palavras, não basta apenas veicular um anúncio em diversos canais: é preciso veicular um anúncio que estimule, por exemplo, o acesso à um outro canal para que o público continue a interagir com a campanha definida.

Um exemplo para você entender melhor

Vamos usar uma metáfora para você entender melhor o conceito de cross-media. Pense no livro infantil Alice no país das maravilhas. Divida a história em três partes e depois publique a primeira parte na televisão, em forma de um filme. Agora, publique a segunda parte do livro em um blog na internet. E, finalmente, coloque a última parte em um jornal.

O que você quer é que as pessoas leiam o livro inteiro, então é preciso contar para elas, em cada parte da história publicada, que o próximo capítulo está em um outro canal. Assim você leva seu leitor de um meio de comunicação para outro com objetivo de contar uma história maior.

Campanhas cross-media são exatamente assim: elas têm um objetivo de comunicação maior, seja contar uma história da marca ou passar uma mensagem especifica. A comunicação usa diversos canais de maneira integrada, como se fossem peças de um “quebra-cabeça”.

Como planejar uma campanha cross-media?

Estruturar uma campanha cross-media é algo complexo. É preciso um planejamento minucioso e bem pensado. Isso porque será necessário construir a experiência na qual você não corra um risco de perder a atenção do seu público entre um meio de comunicação e outro. É preciso ter certeza de que a sua mensagem vai realmente ser transmitida e, assim, o objetivo definido será cumprido. Mas todos estes riscos são compensados pelos resultados deste tipo de campanha.

Com a estratégia de cross-media, o engajamento do público com a sua marca é muito maior, assim como a experiência mais rica e inesquecível. Você também consegue estar presente em diversas plataformas, o que aumenta seus pontos de contato com seu potenciais e atuais clientes. As campanhas mais premiadas dos últimos anos em Cannes, principal festival de publicidade do mundo, adotaram o cross-media para a atuação.

Grandes campanhas Cross-media

Para você entender na prática como é uma campanha cross-media, nós separamos alguns exemplos e estudos de caso:

1) Batman Begins: Why so serious?

Para o lançamento do filme Batman Begins, foi desenvolvida uma campanha de divulgação que utilizava de diversos canais de comunicação. Um site foi lançado como meio oficial, onde os usuários eram convidados a participarem de um jogo em sua cidade. A estratégia envolvia , também, o encontro dos fãs em postos específicos da cidade, o envio de mensagens de texto com dicas para conseguir assistir ao trailer do filme no cinema. Esta campanha ganhou vários prêmios de publicidade, além de ter se tornado um grande exemplo de como integrar diversos canais de comunicação para conter uma mesma história e passar uma mensagem de um jeito inesquecível.

Veja mais no videocase:

2) Coca-Cola: download jingle da copa

Esta campanha foi lançada para divulgar a música da coca-cola tema da Copa 2014. Foram publicados anúncios em revistas e jornais que continham a seguinte mensagem “Envie GOL para 30120 agora do seu celular”. A pessoa realizava a ação e recebia instruções de download do arquivo. Desta forma, foram utilizados mais de um canal para que a mensagem fosse passada.

Confira o vídeo disponibilizado no youtube para fomentar a ação:

Viu como este tipo de campanha pode ser extremamente criativo e envolvente? Uma ótima estratégia par você pensar fora da caixa e se destacar diante de seus concorrentes. Desta forma, as campanhas cross-media vão além de uma comunicação entre marca e cliente, mas uma experiência de engajamento!

E você, já utiliza a estratégia para as campanhas de sua empresa? Compartilhe suas dúvidas conosco através dos resultados. Podemos orientá-lo a se destacar no mercado com inovação, criatividade e interação com o seu cliente, gerando uma comunicação mais próxima!

 

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