Os 6 erros mais comuns em campanhas no Facebook Ads

por out 26, 2016

facebook_adsO Facebook Ads já não é mais novidade. O recurso de anúncios na rede mais popular do mundo é utilizado como estratégia para ampliar a visibilidade das marcas e até mesmo as vendas. A ferramenta disponibiliza formas de anúncios diversos, facilitando a adequação da campanha aos objetivos da sua empresa.

Contudo, apesar das facilidades da ferramenta, muitos equívocos podem afetar os resultados de suas campanhas. Para ajudá-lo, selecionamos os 6 erros mais comuns nesta estratégia para que você os evite e tenha sucesso com sua estratégia:

1. Objetivos mal definidos na campanha do Facebook Ads

Não ter objetivos bem definidos pode colocar toda a sua campanha em risco. Assim como qualquer estratégia, planejamento é fundamental. Por isto, antes de iniciar os anúncios defina o que você pretende com eles, qual público quer atingir e claro, as metas!

2. Baixo investimento e impacto no Edgerank

Apesar de não haver exigência mínima de quantia a ser investida, a verba definida para a campanha é decisiva para o ROI (retorno no investimento). Os anúncios no Facebook funcionam com o sistema PPC (pay-per-click, ou em português, custo por clique). Isto significa que você paga apenas pela conversão, ou seja, quando algum cliente clica em seu anúncio, o que é uma grande vantagem para a estratégia quando ela é bem planejada. Por isto, se você investir pouco, terá poucas conversões.

Um outro fator considerável para que você invista apropriadamente está relacionado ao Edgerank, algoritmo do Facebook responsável por determinar quais publicações orgânicas (as que não envolvem anúncios) aparecem no feed de notícias de seus clientes. Em média, apenas 12% dos seus fãs veem estas publicações.

O algoritmo da rede leva em conta 2 fatores: relevância, do conteúdo para o fã; e afinidade, do fã coma marca, determinada pelo engajamento (interação) dele com o que você publica. Por isto, para ampliar a visibilidade de suas ações e reforçar a sua marca aos seus fãs é necessário investir!

3. Má segmentação da campanha

Má segmentação resulta em desperdício de dinheiro. Esqueça a história de que você quer atingir todos os públicos. É preciso começar por algum lugar. Defina uma segmentação que possibilite um alcance maior de pessoas para iniciar os trabalhos, testar a estratégia. Analisando o retorno você saberá como conduzir as demais campanhas e otimizar a atual.

A má segmentação da campanha pode encarecer sua estratégia. Um cliente que reporta ao Facebook que a campanha mostrada a ele não tem a ver com seus interesses ou perfil tem seu custo elevado. Por isto, caso precise atingir públicos distintos rapidamente, desenvolva campanhas distintas para cada grupo segmentado.

4. Campanhas redundantes

A famosa expressão “mais do mesmo” deve ser evitada. Você precisa de um diferencial para atrair o público e incentivar o clique. Por isto, contar com profissionais experientes e qualificados pode gerar mais retorno. Inovação e criatividade são fundamentais para atrair olhares. Isto engloba a imagem utilizada no anúncio e o conteúdo.

5. Campanhas com longa duração

Segundo o Socialbakers, referência em redes sociais, é mais recomendado investir muito em campanhas de curta duração que em anúncios veiculados por muito tempo. Para isto é importante utilizar calls-to-action (CTA ou, em português, chamada para a ação) – chamadas que instigam a audiência a fazer uma ação por você orientada. Ele garante um número maior de conversão em cliques!

6. Falta de acompanhamento

Campanhas de links patrocinados precisam ser monitoradas constantemente. Uma das grandes vantagens do mundo digital é a possibilidade de acompanhar dados em tempo real e otimizar instantaneamente as ações. Por isto, acompanhar os relatórios para verificar se a campanha precisa de ajustes é fundamental. Isto pode impactar diretamente no custo dos seus anúncios. Fique atento!

O Facebook é uma ferramenta simples de trabalhar. Contudo, exige tanta estratégia e planejamento quanto qualquer outra ação de marketing que você desenvolver. Por isto, o ideal é contar com profissionais capacitados e que de fato sabem como e o que fazer para trazer os melhores resultados para a sua empresa.

Você já investe em anúncios no Facebook? Compartilhe sua experiência e dúvidas conosco nos comentários. Podemos te ajudar!

Caetano Notari

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